Quais os tipos de exames de elastografia hepática?
Elastografia hepática, também conhecida como Fibroscan, a marca do dispositivo de ultrassom. O teste usa ondas sonoras para medir a rigidez do tecido hepático. A rigidez é um sinal de fibrose.
MRE (elastografia por ressonância magnética), um teste que combina a tecnologia de ultra-som com a imagem por ressonância magnética (MRI) . A ressonância magnética é um procedimento que usa ímãs poderosos e ondas de rádio para criar imagens de órgãos e estruturas dentro do corpo. Em um teste de MRE, um programa de computador cria um mapa visual que mostra a rigidez do fígado.
O exame de elastografia hepática pode ser usado no lugar de uma biópsia do fígado, um teste mais invasivo que envolve a remoção de um pedaço de tecido do fígado para teste.
Outros nomes: elastografia do fígado, elastografia transitória, Fibroscan, elastografia MR
Índice
Para que exames de elastografia hepática é usado?
O exame de elastografia é usada para diagnosticar doença hepática gordurosa (FLD) e fibrose. FLD é uma condição em que o tecido normal do fígado é substituído por gordura. Essa gordura pode levar à morte celular e fibrose.
Por que preciso de elastografia hepática?
Muitas pessoas com fibrose não apresentam sintomas. Mas, se não for tratada, a fibrose continuará a causar cicatrizes no fígado e, eventualmente, se transformará em cirrose.
Cirrose é um termo usado para descrever cicatrizes excessivas no fígado. A cirrose é mais frequentemente causada por abuso de álcool ou hepatite . Em casos graves, a cirrose pode ser fatal. A cirrose causa sintomas. Portanto, você pode precisar deste teste se tiver sintomas de cirrose ou outra doença hepática.
Os sintomas de cirrose e outras doenças hepáticas são semelhantes e podem incluir:
- Amarelecimento da pele. Isso é conhecido como icterícia .
- Fadiga
- Coceira
- Hematomas facilmente
- Hemorragias nasais fortes
- Inchaço nas pernas
- Perda de peso
- Confusão
Deixe um comentário